World Bank HQ

West Africa Coastal Areas Resilience Investment Project 2: Seleção de um gabinete para atualização dos documentos estratégicos de ecoturismo e resultados relacionados com as políticas setoriais do turismo nas áreas protegidas da Guiné-Bissau.

Last update: Oct 28, 2025 Last update: Oct 28, 2025

Details

Location:Guinea-Bissau
Guinea-Bissau
Category:Consulting services
Status:Awarded
Sectors:Tourism
Languages:Portuguese
Funding Agency:
Contracting authority type:Government agency
Eligibility:Organisation
Budget:N/A
Date posted: Apr 18, 2025

Attachments 1

Associated Awards

Project cycle timeline

STAGES
EARLY INTELLIGENCE
PROCUREMENT
IMPLEMENTATION
Cancelled
Status
Programming
Formulation
Approval
Forecast
Open
Closed
Shortlisted
Awarded
Evaluation

Associated tenders 1

Status

Date

Description

NOTICE AT-A-GLANCE

Project ID: P175525

Project Title: West Africa Coastal Areas Resilience Investment Project 2

Country: Western and Central Africa

Notice No: OP00352563

Notice Type: Request for Expression of Interest

Notice Status: Published

Borrower Bid Reference: GW-IBAP-480695-CS-CQS

Procurement Method: Consultant Qualification Selection

Language of Notice: Portuguese

Submission Deadline Date/Time: Apr 30, 2025 16:00

Published Date: 17-Apr-2025

Description: Seleção de um gabinete para atualização dos documentos estratégicos de ecoturismo e resultados relacionados com as políticas setoriais do turismo nas áreas protegidas da Guiné-Bissau.


Details:

REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU

Ministério do Ambiente, Biodiversidade e Ação Climática

Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas - Dr. Alfredo Simão da Silva (IBAP)

Projeto de Investimento na Resiliência das Zonas Costeiras da África Ocidental (WACA - ResIP II)

ANÚNCIO DE CONCURSO – Ref AN/003/abril/WACA-ResIP 2 GB/SQC/2025

SELEÇÃO DE UM GABINETE PARA ATUALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS ESTRATÉGICOS DE ECOTURISMO E RESULTADOS RELACIONADOS COM AS POLÍTICAS SETORIAIS DO TURISMO NAS AREAS PROTEGIDAS DA GUINE-BISSAU

I. CONTEXTO

Tal como noutros países da África Ocidental, na Guiné-Bissau a degradação dos recursos e ecossistemas costeiros está a acelerar devido à crescente pressão demográfica na costa e às alterações climáticas. A deterioração costeira está a conduzir a uma perda significativa e potencialmente irreversível de ecossistemas críticos, tais como praias, sistemas de dunas e mangais, que fornecem importantes serviços ambientais, sociais e de proteção costeira (meios de subsistência e recursos naturais, alimentos, proteção contra a erosão e inundações). Por conseguinte, o Governo da Guiné-Bissau solicitou e obteve apoio técnico e financeiro do Banco Mundial para implementar o Projeto de Investimento para a Resiliência Costeira da África Ocidental - Guiné-Bissau (WACA ResIP 2 GB).

O projeto WACA-GB tem a mesma estrutura que nos outros dois países, com uma componente de integração regional que presta assistência técnica, apoio à implementação e coordenação, e duas componentes nacionais para: (1) melhorar o quadro e as capacidades institucionais, regulamentares e estratégicas, e (2) financiar investimentos físicos (cinzentos/verdes) e sociais para melhorar a resiliência das zonas costeiras.

O projeto WACA-GB tem, portanto, a mesma estrutura que nos outros dois países, com uma componente de integração regional que fornece assistência técnica, apoio à implementação e coordenação, e duas componentes nacionais para: (1) melhorar o quadro e as capacidades institucionais, regulamentares e estratégicas, e (2) financiar investimentos físicos (cinzentos/verdes) e sociais para melhorar a resiliência das zonas costeiras.

Na Guiné-Bissau, o projeto está organizado em torno de três pilares temáticos:

- Gestão integrada da zona costeira;

- Gestão dos riscos ambientais e sociais;

estratégicos de ecoturismo e resultados relacionados com as políticas setoriais do turismo nas áreas protegidas da Guiné-Bissau. Todos os pilares contribuirão igualmente para reforçar a resiliência socioeconómica das comunidades costeiras, aspetos que são ainda mais importantes no contexto dos esforços de recuperação pós-Covid-19, uma recuperação que se pretende verde, resiliente e inclusiva. Ver Anexo 1 para uma descrição pormenorizada do conceito do projeto.

II. OBJETIVO

O objetivo deste anúncio é a seleção de um gabinete para atualização dos documentos estratégicos de ecoturismo e resultados relacionados com as políticas setoriais do turismo nas áreas protegidas da Guiné-Bissau.

III. CONVITE

A Unidade de Gestão do ResIP 2 GB da WACA (UGP do ResIP 2 GB da WACA), convida as empresas de consultoria elegíveis (“Consultores”) a manifestar o seu interesse em prestar os serviços acima descritos. Os Consultores interessados devem fornecer informações que demonstrem que possuem as qualificações exigidas e experiência relevante.

A missão consistirá na atualização dos documentos estratégicos de ecoturismo e resultados relacionados com as políticas setoriais do turismo nas áreas protegidas da Guiné-Bissau.

É levado ao conhecimento dos consultores para o facto de serem aplicáveis as disposições relativas às regras do Banco Mundial em matéria de conflito de interesses, tal como descritas nos parágrafos 3.14 e seguintes do “Regulamentos de aquisição para mutuários que procuram financiamento de projetos de investimento (FPI)”, datados de novembro de 2020 e revisados em setembro de 2023.

IV. PERFIL DO GABINETE OU CONSÓRCIO

O Gabinete executará a sua missão em conformidade com as normas técnicas em vigor, e recomenda-se a contratação de um gabinete especializado composto por uma equipe multidisciplinar. A ênfase deve ser colocada na integração de uma combinação de experiências nacionais e internacionais.

O gabinete a contratar deve:

  • Ser um gabinete ou consórcio de gabinetes, cuja profissão habitual é o turismo, com experiência comprovada na elaboração de políticas e estratégias no setor do turismo em geral, e experiência comprovada em ecoturismo,
  • Fornecer informações sobre as suas qualificações e referências gerais. Indicar os outros domínios em que operam como empresa/gabinete de consultoria;
  • Fornecer informações sobre a sua experiência específica, indicando que estão qualificados para realizar a tarefa (brochuras, referências relativas à execução de contratos semelhantes, experiência em condições semelhantes, etc.). Os consultores interessados devem igualmente comprovar a sua experiência na execução de contratos semelhantes através de contratos, certificados de boa execução e qualquer outro documento que permita determinar a experiência específica da empresa. Só serão tidas em conta as qualificações plenamente comprovadas;
  • Enumerar as referências semelhantes, principalmente na elaboração de estratégias e políticas na área de turismo em geral e ecoturismo em específico, indicando: a descrição da missão, o montante, a duração, o país, a entidade ou o doador responsável pelo financiamento, o papel da empresa de consultoria na missão (participação como consultor único, líder de um consórcio ou membro de um consórcio), etc.;
  • Fornecer informações sobre a organização técnica e de gestão do consultório ou gabinete (capacité techniques et managériale), ou seja, a disponibilidade de pessoal chave (personnel clé) e de apoio necessário para a execução da missão. Prova de que o gabinete ou a agência está legalmente constituído e reconhecido. Apresentar o perfil e o estatuto jurídico da empresa de consultoria, incluindo os seus documentos administrativos.
  • Espera-se que a consultoria conte fortemente com a participação dos consultores nacionais, com orientação e contribuições de consultores internacionais, quando relevante no processo, para integrar exemplos internacionais ou boas práticas

Os candidatos podem associar-se para reforçar as respetivas competências. Em caso de consórcio, este deve ser claramente indicado no documento de manifestação de interesse, indicando o gabinete ou agência líder do consórcio, o representante do consórcio e as funções das partes. (ver mais detalhes nos teros de referência)

V. MÉTODO DE SELEÇÃO

O gabinete ou consórcio será selecionado utilizando o método de Seleção Baseada nas Qualificações do Consultor (SQC) de acordo com os procedimentos estabelecidos no Regulamento de Aquisições para Mutuários que procuram Financiamento de Projetos de Investimento (FPI) para Fornecimentos, Obras, Serviços outros que Serviços de Consultoria, e Serviços de Consultoria de novembro de 2020 revisto em setembro de 2023.

A avaliação consistirá na análise da experiência geral da empresa/gabinete, experiência específica (missões similares), organização e capacidade de gestão. Serão também analisados os pontos fortes e fracos de cada proponente.

Para fins de avaliação e de seleção (é obrigatório seguir essas instruções):

  • A avaliação cobrirá exclusivamente os 10 últimos anos de experiência dos gabinetes/empresas, ou seja, janeiro 2016 a 31 de dezembro de 2024 podendo estender até 31 de março do ano em curso. Não incluir experiências anteriores ao ano 2016.
  • As atividades/experiências específicas devem ser listadas na ordem cronológica decrescente, ou seja, começar do ano mais recente para máximo 31 de dezembro de 2016, por exemplo, de 31 de março de 2025 a 31 de dezembro de 2016.
  • Uma atividade/missão especifica descrita deve estar imediatamente acompanhada do certificado de boa execução, lado a lado ou o colocar o certificado de boa execução na página a seguir ao quadro descritivo da missão. Deve-se seguir a mesma ordem cronológica.
  • Só serão consideradas como válidas, as missões/experiências similares totalmente concluídas e devidamente comprovadas por um certificado de boa execução. O contrato assinado não será considerado como prova de execução da missão, e as experiências que só forem justificadas com o contrato assinado e sem certificado de boa execução não serão consideradas.
  • Não incluir experiências não concluídas totalmente ou que são comprovadas só por um contrato assinado e sem um certificado de boa execução. Não serão consideradas.
  • Mencionar claramente a descrição da atividade, o cliente ou autoridade contratante, financiador, país, ano de execução, prazo de execução (início e fim), duração, valor, etc…
  • Comprovativos ilegíveis não serão considerados como prova de uma determinada experiência.
  • VI. APRESENTAÇÃO DE MANIFESTAÇÕES DE INTERESSE

Os candidatos interessados devem entregar ou enviar as suas candidaturas à Unidade de Coordenação do WACA ResIP 2 GB, Avenida Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, Caixa Postal Nº 70, Guiné-Bissau, Bissau, à atenção do seu Coordenador Nacional, Sr. Leonildo Alves Cardoso ou por correio eletrónico: samuelfernandesspmwaca@gmail.com com cópia para: leonildocardoso@hotmail.com até ao dia 30 de abril de 2025 às 16:00 horas, hora de Bissau.

VII.INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Os candidatos interessados podem obter mais informações sobre os documentos de referência no endereço abaixo: samuelfernandesspmwaca@gmail.com ou visitando o departamento administrativo do projeto WACA ResIP 2 GB na sua sede, localizada na Avenida Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, Caixa Postal Nº 70, Guiné-Bissau, Bissau, entre às 10 horas em ponto e às 15 horas em ponto.

As manifestações de interesse podem ser apresentadas ou enviadas da seguinte forma:

1. Endereço físico:

Unidade de Gestão de Projeto (UGP) do projeto WACA-ResIP 2 -GB, situada na Avenida Dom Settimio Arturo Ferrazzetta, Caixa Postal Nº 70, Guiné-Bissau, Bissau.

Em envelopes selados com a menção “MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA SELEÇÃO DE UM GABINETE OU CONSORCIO PARA ATUALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS ESTRATÉGICOS DE ECOTURISMO E RESULTADOS RELACIONADOS COM AS POLÍTICAS SETORIAIS DO TURISMO NAS ÁREAS PROTEGIDAS DA GUINÉ-BISSAU”

2. Correio eletrónico:

samuelfernandesspmwaca@gmail.com com cópia para leonildocardoso@hotmail.com : tendo como assunto do e-mail «MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA SELEÇÃO DE UM GABINETE OU CONSORCIO PARA ATUALIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS ESTRATÉGICOS DE ECOTURISMO E RESULTADOS RELACIONADOS COM AS POLÍTICAS SETORIAIS DO TURISMO NAS ÁREAS PROTEGIDAS DA GUINÉ-BISSAU».

As manifestações de interesse devem ser entregues no nosso escritório ou enviadas por correio eletrónico até às 16 horas em ponto (hora de Bissau) do dia 30 de abril do ano em curso.

Coordenador Nacional do WACA-ResIP 2 GB

___________________________________________________

Leonildo Alves Cardoso

CONTACT INFORMATION

Organization/Department: Institute of Biodiversity and Protected Areas

Name: Leonildo Cardoso

Address: Avenida Dom Settimio Arturo Ferrazzetta

City:

Province/State:

Postal Code:

Country: Guinea-Bissau

Phone: +245953561390

Email: leonildocardoso@hotmail.com

Website: www.ibapgbissau.org

Want to unlock full information?
Member-only information. Become a member to access this information. Procurement notices from over 850+ sources of tenders and grants published by donors, development banks, foundations, and international financial institutions (IFIs) are available here.