Share
Print

Borrower Bid Reference: AO-INE-126646-CS-CQS
República de Angola
Instituto Nacional de Estatística
Projecto Estatístico Angola ID: P157671
Crédito LN86690-AO
Pedido de Manifestação de Interesse
Empresas de Consultoria
Título do Serviço:CONSULTORIA JURÍDICA PARA REVISÃO DAS NORMAS E REGULAMENTOS DO SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL -ANGOLA
Ref°: AO-INE-126646-CS-CQS
OGoverno de Angola, por intermédio do Instituto Nacional de Estatística (INE), beneficiou deum financiamento doBanco Mundial, para cobertura dos custos relacionados com a implementação do Projecto Estat&iacut e;stico de Angola(PEA) e pretende aplicar parte dos fundos no pagamento dos serviços de uma empresa de consultoria visando arevisãode todos os instrumentos jurídicos (Leis e Regulamentos) do SEN (Sistema Estatístico Nacional), de for ma a garantira elaboração de um diagnóstico do sistema e indicação de propostas para uma eventua lalteração do quadro em vigor, garantindo um sistema estatístico forte equiparado aos demais da CPLP.
A presente consultoria tem por objectivos principais: (i) a identificação e análise detalhada de todos os diplomas legais (leis, regulamentos, etc) que formam o SEN; ( anái) a elaboração de um diagnóstico sobre o estado do sistema legal que regula as actividade statísticas em Angola, espelhando os pontos fortes e fracos do sistemae defe nindo as necessárias revisões para conformar o SEN com as melhores práticas internacionais,nomeadamente a nível da CPLP. Espera-se que a empresa consultora realize as tarefas que constam dos Termos deReferência (TdR), dent re as quais destacam-se as seguintes: fazer uma compilação de todos os diplomas legais,políticas, procedimento s, manuais, normas, etc que regulam o SEN; elaborar um diagnóstico comparativo do quadrolegal do SEN com as melhores refer&e circ;nciais internacionais, nomeadamente a nível da CPLP; com base nos resultados dapesquisa, elaborar recomendaç&oti lde;es e propostas precisas das acções necessárias para amodernização do quadro legal do SEN. De verão ser propostos: um plano de acçõesrealístico ; alterações aos diversos instrumentos jurídicos que foram identificados e que regulam oSEN; adequações dos diplomas do SEN vis à vis a Consti tuição de Angola e aos novos desafiosestatísticos globais integrando as questões dos Dados Abertos (Ope n Data), dos Grandes Dados (Big Data) e outroselementos como a Harmonização das Estatísticas a nível deregional, continental eglobal.
O Instituto Nacional de Estatísticas através do Projecto Estat ístico de Angolaconvida empresas consultoras elegíveis (“Consultores”) a expressar o seu interesse em pro ver os Serviçosrequeridos. Os Consultores interessados deverão fornecer informações relevantes que demo nstrem que possuem asqualificações e experiência requeridas para executar os serviços pretendidos, nomea damente:experiência comprovada de pelo menos 5 anos na análise e preparação de diagnósticos jurídicos; e uma equipa de especialistas que inclua juristas e estatísticos com experiências em projectos similarese com comprovado conhecimento do sistema e da legislação que regem a actividade administrativa dos órgãoo e do Estado Angolano, e amplo e comprovado conhecimento das normas estatísticas angolanas e da CPLP. A equipa deespeci listas deverá ter domínio perfeito escrito e falado da língua portuguesa. Esta actividade deveráser exe cutada num prazo máximo de 8 (oito) meses.
Os Consultores interessados deverão observar, atentamente,o par&aa cute;grafo 1.9 das Directrizes do Banco Mundial: Selecção e Emprego de Consultores sob Créditos doBanco Intern acional para Reconstrução e Desenvolvimento e Créditos e Subsídios da AID pelosMutuários do Banc o Mundial que constam no manual de Selecção e Emprego de Consultores de Janeiro de 2011(Revisto em Julho de 2014), es tabelecendo a política do Banco Mundial sobre conflitos deinteresse.
O Consultor será se leccionado com base no método de“Selecção com base nas Qualificações dos Consultores&rdquo ; estabelecido nas directrizes deselecção de consultores do Banco Mundial.
Mais informaç ;ões poderão serobtidas nos endereços abaixo indicados, no período normal de expediente, das 8h00 &agra ve;s 15h00, de Segundaà Sexta-feira.
As manifestações de interesses deverão ser enviadas, por escrito,pessoalmente ou por correio electrónico, para o endereço abaixo indicado, o mais tardar at&eacu te; as 15h00do dia 25 de Outubro de 2019.
Unidade de Implementação doProjecto
Att.: Sherly de Carvalho – Coordenadora do Projecto
Instituto Nacional de Estatística
Rua: Ho – Chi – Minh
Luanda - Angola
Tel.: +244 928 301 818
E-mail:sherley.chipita@ine.gov.ao; rui.alfredo@ine.gov.ao; isabel.andrade@ine.gov.ao
CONTACT INFORMATION
Organization/Department: National Statistics Institute
Name: Sherly Chipita de Carvalho
Address: Av. Ho Chi Min, Maianga - Luanda
Province/State: Angola
Country: Angola
Phone: +244 928 301 818
Email: sherley.chipita@ine.gov.ao

The World Bank (USA) is part of an international financial agency that makes loans and grants to governments in low- and middle-income countries to fund capital projects. The United States was a driving force behind the founding of the World Bank in 1944 and it is still the World Bank's largest shareholder today.
The United States contributes to tackling critical international development concerns through the World Bank Group and has a long history of generously supporting the objectives of the World Bank Group and has been a champion of the International Development Association (IDA) which provides low-interest loans and grants to the world's poorest countries. The key U.S. priorities at the World Bank include a multilateral health and economic response to COVID-19, debt sustainability and transparency, promoting governance and fighting corruption, ending energy poverty and supporting a strong emphasis on accountability, transparency and development impact.
Covers initiatives that support data collection, statistical analysis, and evidence-based decision-making across public and private sectors.
Covers initiatives that strengthen legal systems, support justice sector reforms, and promote the rule of law at national and international levels.